Ícone do site Contabilidade em Viamão/RS – Mider Contabilidade

Mider Responde – Anexos do Simples Nacional

Quais são os regimes de apuração do simples nacional?

O simples nacional pode ser calculado por regime de competência, que é no caso da emissão das notas fiscais. Ou então pelo regime de caixa, onde você calcula pelo valor recebido no mês apurado. A escolha deste regime é feito uma vez ao ano e deve ser mantido o ano todo.

 

O Simples tem a mesma alíquota para todos contribuintes?

Não, o simples nacional possui anexos de classificação de acordo com a sua atividade. Eles vão do I ao V, sendo que é I é comércio, II é indústria, III, IV e V são serviços. Cada anexo tem suas faixas de faturamento e as suas alíquotas.

 

Tenho atividades de comércio e serviços, neste caso como fica a minha tributação?

Neste caso as notas fiscais serão classificadas de acordo com o seu anexo e faixa de tributação. E no final ficará unificado numa única DAS.

 

Sou do simples nacional, tenho a empresa já há alguns anos. Este ano adquiri outra empresa do mesmo segmento. Esta nova empresa está pagando mais imposto, sendo que está faturando menos, por quê?

Se a empresa é do mesmo segmento, então provavelmente esteja no mesmo anexo.

Porém o simples Nacional leva em consideração também, o montante acumulado dos últimos 12 meses. Então provavelmente o acumulado da nova empresa esteja maior, mesmo que atualmente esteja faturamento menos.

 

 

E então, o que achou do conteúdo? Sanou suas dúvidas? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Fonte: Mider Responde