Mider Responde – Anexos do Simples Nacional

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quais são os regimes de apuração do simples nacional?

O simples nacional pode ser calculado por regime de competência, que é no caso da emissão das notas fiscais. Ou então pelo regime de caixa, onde você calcula pelo valor recebido no mês apurado. A escolha deste regime é feito uma vez ao ano e deve ser mantido o ano todo.

 

O Simples tem a mesma alíquota para todos contribuintes?

Não, o simples nacional possui anexos de classificação de acordo com a sua atividade. Eles vão do I ao V, sendo que é I é comércio, II é indústria, III, IV e V são serviços. Cada anexo tem suas faixas de faturamento e as suas alíquotas.

 

Tenho atividades de comércio e serviços, neste caso como fica a minha tributação?

Neste caso as notas fiscais serão classificadas de acordo com o seu anexo e faixa de tributação. E no final ficará unificado numa única DAS.

 

Sou do simples nacional, tenho a empresa já há alguns anos. Este ano adquiri outra empresa do mesmo segmento. Esta nova empresa está pagando mais imposto, sendo que está faturando menos, por quê?

Se a empresa é do mesmo segmento, então provavelmente esteja no mesmo anexo.

Porém o simples Nacional leva em consideração também, o montante acumulado dos últimos 12 meses. Então provavelmente o acumulado da nova empresa esteja maior, mesmo que atualmente esteja faturamento menos.

 

 

E então, o que achou do conteúdo? Sanou suas dúvidas? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Fonte: Mider Responde

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Mider Responde – Anexos do Simples Nacional

Quais são os regimes de apuração do simples nacional? O simples nacional pode ser calculado por regime de competência, que é no caso da emissão das notas fiscais. Ou então pelo regime de caixa, onde você calcula pelo valor recebido

Mider Responde – PIX

Trabalho de maneira informal e recebo pagamentos em PIX, porém não os declaro. A Receita Federal poderá ter acesso a essa movimentação? A Receita Federal tem acesso, não apenas da movimentação do PIX, mas de outras operações dos contribuintes como

Mider Responde – Simples Nacional

Sou do Simples Nacional, porém pago outros impostos? Sim, a empresa optante do Simples Nacional paga os demais impostos, porém em guia única (DAS – documento de arrecadação). Nele estão inclusos o IRPJ, CSLL, PIS, COFIS, IPI (em caso de

Mider Responde – 13º salário proporcional

Contratei um funcionário em 15/10/21 com salário de R$ 1.500,00. Quantos meses de 13º salário ele terá direito? E como faço o calculo? Devemos considerar os meses de outubro (pois ele trabalhou 15 dias nessse mês), novembro e dezembro. Ou

Mider Responde – Elasticidade de preços da demanda

Vanderlei Borges, nosso especialista contábil, irá responder algumas perguntas: O comerciante fez a seguinte pergunta: pensei que ao diminuir os preços dos meus produtos fosse vender mais, mas parece que esse esforço resultou em nada. O que pode estar havendo?

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de ajuda?