Mider Responde – Atestados médicos

Compartilhe nas redes!

Débora Lima, nossa especialista em Departamento Pessoal, irá responder algumas perguntas:

 

Meu empregado apresentou um atestado de 20 dias quer dizer que não posso descontar nenhum dia dele?

A empresa só é obrigada a qualquer abonar atestado médico de no máximo 15 dias.

Neste caso dos 20 dias, a empresa só irá pagar 15. Os outros 5 dias restantes ficam a critério do empregado. Ou ele pede auxílio do INSS ou aceita o desconto como falta.

Como são apenas 5 dias, vale a pena não interromper o trabalho e aceitar as faltas do que esperar 1 ou 2 meses pela decisão do INSS.

 

Minha funcionaria já apresentou 3 atestados em bem pouco tempo. O que eu faço? Pois eu não posso mais contar com ela e não sei se ela virá trabalhar.

A contar da data de início do primeiro atestado, tem que somar todos os dias de atestado num período de 60 dias. Até 15 dias você é obrigado abonar, e o que passar disso, pode descontar.

Mas tem que ter muita atenção, pois isso só vale pela mesma doença. Nesse caso temos que observar o CID nos atestados, que é o código que corresponde a doença. Em todos os atestados terão que estar o mesmo número.

 

E então, o que achou do conteúdo? Sanou suas dúvidas? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Fonte: Mider Responde

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Mider Responde – PIX

Recebe via PIX mas não declara? Entenda como a Receita Federal monitora essas movimentações e os riscos de sonegação para quem trabalha informalmente ou emite poucas notas fiscais. Fique por dentro e evite surpresas!

Mider Responde – Simples Nacional

Mesmo no Simples Nacional, sua empresa pode ter que pagar impostos além da DAS. Entenda por que você recebe guias de ICMS em compras de fora do estado e como funciona a antecipação desse imposto.

Mider Responde – 13º salário proporcional

Contratou um funcionário e não sabe como calcular o 13º proporcional? Veja como fazer o cálculo passo a passo, entenda os descontos de INSS e FGTS e evite erros nas obrigações trabalhistas!

Mider Responde – Elasticidade de preços da demanda

Baixar preços nem sempre garante mais vendas. Descubra o que a elasticidade da demanda revela sobre o comportamento do consumidor e quando vale (ou não) fazer um empréstimo para o seu negócio. Dicas práticas para decisões mais estratégicas!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top