Trabalho de maneira informal e recebo pagamentos em PIX, porém não os declaro. A Receita Federal poderá ter acesso a essa movimentação?
A Receita Federal tem acesso, não apenas da movimentação do PIX, mas de outras operações dos contribuintes como TED, DOC e depósitos bancários. O PIX facilitou a forma de pagamento e recebimento dos valores, mas a Receita Federal tem acesso aos valores globais movimentados por cada contribuinte, seja pessoa física ou pessoa jurídica.
Tenho empresa e recebo muitos pagamentos via PIX, porém emito apenas notas nas vendas efetuadas no cartão. Corro algum risco?
Com certeza corre riscos. Os bancos, enviam mensalmente para a Receita Federal, toda movimentação bancária superior a R$ 2.000,00 para pessoa física e R$ 5.000,00 para pessoa jurídica. Portanto, em caso de constatação por parte da Receita Federal de que o contribuinte esteja sonegando impostos, o mesmo terá que justificar essa diferença e arcar com os custos dos impostos, que podem triplicar com relação ao valor original, se estivesse emitindo a nota fiscal e levando a tributação essa movimentação de recebimento em conta corrente via PIX ou qualquer outra forma de recebimento bancário.
E então, o que achou do conteúdo? Sanou suas dúvidas? Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!
Fonte: Mider Responde