Sou prestador de serviços. Posso emitir nota fiscal de venda?
Depende. Se no CNAE da sua empresa possuir atividade de comércio, aí sim você pode emitir nota de venda, caso contrário somente prestação de serviço. O mesmo acontece se você é comerciante e quiser emitir uma nota de prestação de serviço, tem que ser o CNAE de prestação de serviço para poder emitir a nota fiscal.
Eu posso realizar compras pessoais no CNPJ da empresa?
Não. Os empresários tem que ter ciência de que no CNPJ deve ser realizado compras somente de itens que serão revendidos ou utilizados na empresa, para uso ou consumo, ou então compra de materiais que serão utilizados na prestação de serviços. Os empresários tem que ter ciência disso, que não podem misturar as compras pessoais com as compras da empresa.
O que é CFOP?
CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categoria no momento da emissão da nota fiscal. O CFOP é uma sequência de quatro dígitos que identifica a natureza dessa circulação de produtos e a prestação de serviços, em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Ele foi criado em dezembro de 1970.
Como saber se um CFOP é de entrada ou saída?
Todos os CFOP de entrada o primeiro dígito começa com os números 1 2 ou 3.
- o número 1 são compras dentro do Estado;
- o número 2 são compras de fora do Estado
- o número 3 compras do exterior;
E os CFOP de saída começa com o número 5 6 e 7, sendo que:
- número 5 são para vendas dentro do Estado;
- número 6 para vendas interestaduais;
- número 7 para vendas internacionais;
Posso utilizar qualquer CFOP na minha nota fiscal?
Não. Você precisa utilizar o CFOP de acordo com a operação que está sendo realizada. Por exemplo, você comprou um item que será comercializado. O fornecedor te envia esse item com o CFOP 5102, a entrada dessa nota tem que ser com o CFOP 1102. Nesse caso só vai alterar o primeiro código do CFOP.
Porém uma coisa que é muito importante:
Se essa compra do fornecedor foi para uso e consumo, o CFOP não vai ser o 1102, ele deve ser o 1556, que é a entrada de material para uso ou consumo.
Isso é um detalhe muito importante que os empresários devem avisar os seus contadores. Informar quais compras que são para uso e consumo, por quê caso o empresário não avise o contador, esse item pode acabar entrando como estoque a ser revendido futuramente e isso acaba inflando o estoque da empresa.
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Até a próxima!
Fonte: Mider Responde