Mider Responde – Emissão de nota fiscal X CFOP

Compartilhe nas redes!

Sou prestador de serviços. Posso emitir nota fiscal de venda?

Depende. Se no CNAE da sua empresa possuir atividade de comércio, aí sim você pode emitir nota de venda, caso contrário somente prestação de serviço. O mesmo acontece se você é comerciante e quiser emitir uma nota de prestação de serviço, tem que ser o CNAE de prestação de serviço para poder emitir a nota fiscal.

 

Eu posso realizar compras pessoais no CNPJ da empresa?

Não. Os empresários tem que ter ciência de que no CNPJ deve ser realizado compras somente de itens que serão revendidos ou utilizados na empresa, para uso ou consumo, ou então compra de materiais que serão utilizados na prestação de serviços. Os empresários tem que ter ciência disso, que não podem misturar as compras pessoais com as compras da empresa.

 

O que é CFOP?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categoria no momento da emissão da nota fiscal. O CFOP é uma sequência de quatro dígitos que identifica a natureza dessa circulação de produtos e a prestação de serviços, em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Ele foi criado em dezembro de 1970.

 

Como saber se um CFOP é de entrada ou saída?

Todos os CFOP de entrada o primeiro dígito começa com os números 1 2 ou 3.

  • o número 1 são compras dentro do Estado;
  • o número 2 são compras de fora do Estado
  • o número 3 compras do exterior;

E os CFOP de saída começa com o número 5 6 e 7, sendo que:

  • número 5 são para vendas dentro do Estado;
  • número 6 para vendas interestaduais;
  • número 7 para vendas internacionais;

 

Posso utilizar qualquer CFOP na minha nota fiscal?

Não. Você precisa utilizar o CFOP de acordo com a operação que está sendo realizada. Por exemplo, você comprou um item que será comercializado. O fornecedor te envia esse item com o CFOP 5102, a entrada dessa nota tem que ser com o CFOP 1102. Nesse caso só vai alterar o primeiro código do CFOP.

Porém uma coisa que é muito importante:

Se essa compra do fornecedor foi para uso e consumo, o CFOP não vai ser o 1102, ele deve ser o 1556, que é a entrada de material para uso ou consumo.

Isso é um detalhe muito importante que os empresários devem avisar os seus contadores. Informar quais compras que são para uso e consumo, por quê caso o empresário não avise o contador, esse item pode acabar entrando como estoque a ser revendido futuramente e isso acaba inflando o estoque da empresa.

 

E então, o que achou do conteúdo? Sanou suas dúvidas? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Fonte: Mider Responde

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Mider Responde – Anexos do Simples Nacional

Quais são os regimes de apuração do simples nacional? O simples nacional pode ser calculado por regime de competência, que é no caso da emissão das notas fiscais. Ou então pelo regime de caixa, onde você calcula pelo valor recebido

Mider Responde – PIX

Trabalho de maneira informal e recebo pagamentos em PIX, porém não os declaro. A Receita Federal poderá ter acesso a essa movimentação? A Receita Federal tem acesso, não apenas da movimentação do PIX, mas de outras operações dos contribuintes como

Mider Responde – Simples Nacional

Sou do Simples Nacional, porém pago outros impostos? Sim, a empresa optante do Simples Nacional paga os demais impostos, porém em guia única (DAS – documento de arrecadação). Nele estão inclusos o IRPJ, CSLL, PIS, COFIS, IPI (em caso de

Mider Responde – 13º salário proporcional

Contratei um funcionário em 15/10/21 com salário de R$ 1.500,00. Quantos meses de 13º salário ele terá direito? E como faço o calculo? Devemos considerar os meses de outubro (pois ele trabalhou 15 dias nessse mês), novembro e dezembro. Ou

Mider Responde – Elasticidade de preços da demanda

Vanderlei Borges, nosso especialista contábil, irá responder algumas perguntas: O comerciante fez a seguinte pergunta: pensei que ao diminuir os preços dos meus produtos fosse vender mais, mas parece que esse esforço resultou em nada. O que pode estar havendo?

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top